Programa Garantir Cultura

Nº Projeto: 179153

Designação do Projeto: BANG VENUE 2021

Entidade Beneficiária: SLINGSHOT – DESIGN E PRODUÇÕES MULTIMÉDIA, UNIPESSOAL LDA

Medida: Garantir Cultura

Aviso: 09/SI/2021 – Programa Garantir Cultura – Tecido Empresarial

Aut. Gestão: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Organismo: Turismo de Portugal, I.P.

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME

Data de Aprovação: 2021-06-11

Data de Início: 2021-05-03

Data de Conclusão: 2021-12-31

Custo Total Elegível: 49.752,00 €

Apoio Financeiro da União Europeia (FEDER): 44.776,80 €

 

 

Situada em Torres Vedras, a Bang Venue é uma sala de espetáculos gerida pela Slingshot – Design e Produções Multimédia, Unipessoal Lda, com condições de excelência para a fomentação e divulgação de conteúdos culturais e contacto com novos públicos. Concluída em 2018, encontra-se equipada e testada, pronta para voltar a rentabilizar o máximo das suas potencialidades e tornar-se um agente cultural relevante a nível nacional.

Num tempo em que os artistas e todos os profissionais das artes e cultura, bem como os seus públicos, tiveram de se fechar no seu mundo privado e virar-se mais para dentro, continuando uns a criar e a encontrar formas alternativas de apresentar as suas obras, e outros a fruir as artes e a cultura através desses novos meios, surge uma necessidade cada vez mais urgente de voltar a sair desse casulo, vir novamente para a esfera pública do mundo real/físico e poder partilhar de forma mais próxima os vários domínios das artes.

É neste contexto que a Slingshot pretende reativar a sua programação artística e cultural, dar oportunidades a artistas e públicos de se reconectarem presencialmente, voltando a ocupar os nossos espaços físicos e, de certo modo, libertar progressivamente as artes e a cultura do mundo virtual, a que ficaram quase exclusivamente cingidas em consequência dos efeitos da pandemia de Covid-19. Neste sentido, propõe-se um plano de atividades com o regresso da programação da Sala Bang Venue, cujo grande foco é a música, e a qual se traduz num ciclo de concertos em que se cruzam músicos de referência nacional com músicos emergentes de vários géneros musicais.

Também com o intuito de fazermos circular as artes de dentro para fora, de modo a dinamizarmos o espaço, a proporcionarmos melhores condições de bem-estar e segurança, mas também de criarmos um conceito apelativo para a captação e formação de novos públicos e a aproximação à comunidade, surge a nova esplanada artística ligada à sala Bang Venue. Aqui realizaremos, entre outras atividades, ciclos de conversas com artistas e outros agentes.

Pretendemos, assim, consolidar-nos enquanto espaço de fomentação cultural, promovendo sempre que possível o cruzamento de experiências e disciplinas, não descurando a ambição de nos posicionarmos como uma sala de referência a nível nacional, na sua missão de captação e sensibilização de novos segmentos de público para os consumos culturais atuais. Depois de um tempo de paragem forçada, que surgiu numa altura em que a Bang Venue estava numa fase de franco crescimento e de fidelização de públicos, é urgente reconectarmo-nos, permitindo o regresso ao nosso espaço de quem já tanto anseia ouvir ao vivo e sentir novas bandas sonoras para as suas vidas.

 

Objetivos de interesse cultural do projeto:

  • Prosseguir os objetivos específicos das áreas artísticas envolvidas no projeto, com especial ênfase na área da música;
  • Contribuir para a diversidade e a qualidade da oferta artística no território local e nacional;
  • Promover a participação e qualificação das comunidades e dos públicos na cultura e em diversos domínios da atividade artística e boas práticas de acessibilidade;
  • Valorizar a dimensão educativa e de sensibilização para a cultura;
  • Incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor.